Pesquisar Este Blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Praia do Bessa, João Pessoa, PB (Foto de Gilmar Leite)
  EU E O MAR
Como todo sertanejo, tenho paixão pelas águas. Os orvalhos cristalinos fazendo lagoas no cálice das flores; os córregos cristalinos borbulhando no coração da caatinga; as enchentes do Pajeú das Flores (Rio da minha Aldeia); tudo isso, acaricia minha alma e embevece meu espírito. Deslocado do sertão, à beira do mar, fico extasiado diante da imponência e inquietude do mar. Hoje, pela manhã, caminhando nas areias da praia do Bessa, João Pessoa, fiquei meditando e envolvido com os movimentos da águas e o bailar das ondas. Diante disso, vai um singelo galope à Beira do Mar.
                 Na Beira do Mar
Dei beijos na brisa do mar cristalino
Toquei no profundo das águas latentes
Senti as sereias com cantos dolentes
Perdidas nas ondas, chorando o destino.
Vi o brilho fulgente do meigo menino
Catando conchinhas num doce buscar
As ondas surgiam num lindo bailar
Deixando as espumas nas alvas areias
Banhando de branco fidalgas sereias
Sorrindo e cantando na beira do mar.

Na beira do mar vi ostrinhas pequenas
Sutis borboletas com asas de sedas
Beijar o veludo das ondas mais quedas
Trocando caricias nas águas serenas.
O mar demonstrava mil cores amenas
Pintando o horizonte com tons de encantar
O nauta veloz, como um deus do lugar,
Saltava no barco, partia ligeiro,
Sentado no banco do velho veleiro
Olhava os amores na beira do mar.

Crustáceos pequenos saltavam felizes
Em bandos brincavam na beira da praia
Espumas bordadas da cor de cambraia
Mostravam do mar belíssimos matizes
As ondas surgiam em leves deslizes
Tocando nos corpos num doce beijar
Pequenas gaivotas no céu a voar
Num lindo balé enfeitavam o espaço
Pintando de branco, fazendo seu traço,
Deixando mais plácido a beira do mar.
                                                   
                                                Gilmar Leite

2 comentários:

  1. Vontade de pisar nessa areia...Sentir essa água molhar meu corpo...Ter o sol acarinhando minha alma...E, sobretudo, estar em sua companhia!
    Beijos marítimos.
    Rachel Rabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe,apois acunhe daí praqui que faremos tudo que o mar oferta. Beijos ondinos

      Excluir

Obrigado pelo comentário