Pesquisar Este Blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ODISSÉIA SERTANEJA


Naveguei sobre os mares do sertão
Enfrentando as procelas do viver,
Subi ondas difíceis de vencer
Fui envolto na fúria de um tufão.
Conduzi minha forte embarcação
Em gargantas de rochas perigosas,
E passei por cavernas tenebrosas
Ocultadas nas brechas dum lajedo
Escondendo do mundo seu segredo,
Entre nuvens de formas vaporosas.

Abordei sobre as ilhas sertanejas
Pra um descanso da longa odisséia,
E escutei os sutis sons da idéia
Num confronto de vates na peleja.
Eram deuses em frente da bandeja
Com violas fazendo cantoria,
Num oráculo coberto de poesia,
Que guiava com sábio mandamento
O meu barco no mar do sentimento,
Sobre as águas da longa travessia.

Encontrei sobre os mares sertanejos
A coragem dos bravos cavaleiros,
Penetrando em fechados marmeleiros
Pra jogar os seus laços com ensejos.
Eram homens-heróis fazendo arpejos,
Semideuses com seu gibão de couro,
Que enfrentavam a fúria de um touro
Sem temer grandes chifres amolados,
Dando saltos nas cercas dos roçados
Que seus cascos brilhavam como ouro.

Enfrentei nas cavernas montanhosas
As ferozes panteras, de uma vez,
Com espada, coragem e altivez,
Minhas lutas foram vitoriosas.
Eu olhei das escarpas pedregosas
O sertão com seus grandes oceanos;
Levantei minha âncora e fiz planos
Pra levar as sementes da poesia
E plantá-las nas margens da alegria,
Derrotando os terríveis desenganos

Na jornada enfrentei grandes serpentes
Com a força e coragem de um Sansão,
Dando saltos, de espada sobre a mão,
Enfiando-a nas brechas dos seus dentes.
Eu lutei contras as feras mais valentes
Sem jamais recuar frente aos perigos;
Nem temer dos tiranos os castigos,
Que com fúria fechavam os caminhos
Me jogando em confusos remoinhos
Tendo ventos somente como abrigos.

Cavalguei sobre um lépido corcel
Nas caatingas fechadas do sertão
Com perneira, espora e um gibão,
E brilhantes estrelas no chapéu.
Vi as nuvens correndo sob o céu
Num crepúsculo de cor avermelhada,
Parecendo uma rápida boiada
Procurando um curral na imensidão,
Pra deitar-se na cama da amplidão
E acordar com o vaqueiro da alvorada.

Mergulhei num inferno tenebroso
Que nem Dante deu passos com Virgilio,
Vi pedintes suplicando um auxílio
Num lamento cruel e lastimoso.
Percebi que não tinha criminoso;
Eram vitimas no mar do abandono,
De governo que tem homens no trono,
Aumentando a miséria dos famintos
Transformando o viver em absintos,
Onde a vida é um fel de desengano

Fui visita dos reis e das rainhas
No império do mundo sertanejo,
Que divide a comida sem ter pejo
Sob o teto das lânguidas casinhas.
Vi meninas cobertas de florinhas
Parecendo belíssimas princesas,
Exalando as mais puras gentilezas
Num reinado com flores de bondade,
Me mostrando a sutil fraternidade
Praticada com mil delicadezas.

Eu vi ninfas caboclas do sertão
Num roçado plantando lindos sonhos,
Entoando os sutis cantos risonhos
Numa lírica e plácida canção.
Tinha um lírio enfeitando cada mão,
E nos lábios o brilho dum sorriso;
Era o mundo mostrando o paraíso
Na figura mais pura da inocência
Onde a flor que habitava a consciência,
Exalava o seu néctar preciso.

Encontrei sobre as margens dos barreiros
Sertanejas com ares sedutores,
Com olhares cobertos de fulgores
Dando passos suaves e maneiros.
Eu senti os seus hálitos faceiros
Envolver-me com mágica leveza,
Eram encantos da própria natureza
Seduzindo meus loucos devaneios,
De caboclas que tinham lindos seios
Com feitiços de plácida beleza.

Eu fiquei divagando sobre os mares
No sertão do nordeste brasileiro;
Foi usando o veloz barco-vaqueiro
Que eu passei por insólitos lugares.
Visitei os difíceis patamares
E os abismos que têm na imensidão;
Vi fantasmas cruéis da solidão
Como nuvens pesando sobre mim,
Que eu pensei que seria o meu fim
Na odisséia longínqua do sertão.

E depois de andar por vários recantos
Eu voltei pro meu canto pequenino,
O lugar dos meus tempos de menino
Onde a vida era plumas de acalantos.
Retornei conduzindo n’alma encantos,
E também os pavores de outros mundos;
Vi a dor castigando os moribundos,
Vi princesas, serpentes, mil panteras,
Cantadores, vaqueiros, grandes feras,
Que tocaram meus mares mais profundos.

2 comentários:

  1. Cheroso, que grandioso e magnífico poema!É o outro lado do Sertão que tão poucos conhecem ou ao menos tentam conhecer...!
    O Sertão rico de belezas naturais, independente da estação...Farto de iguarias alimentares inegualáveis...O Sertanejo sério, educado, inteligente, valente, um verdadeiro guerreiro...A mulher sertaneja lutadora, bela, cheia de encantos e charmes sutis e sensíveis...UM MUNDO QUE ENCANTA E APAIXONA!
    Parabéns pela exposição da sua alma sertaneja escrita em decassílabos tão bravamente poéticos e belamente sertanejos.
    Beijos iluminados,
    Rachel Rabelo.
    ps.: Bela foto no Canto do Mangue...Um belo lugar que encanta.
    ps.: Sua participação no CD de Santana deu tum toque especial e maravilhoso ao trabalho dele. BELÍSSIMA HOMENAGEM AO GRANDE POETA ZÉ MARCOLINO.PARABÉNS."

    ResponderExcluir
  2. Valeu poetisa/companheira pela esplanação de tão belo comentário sobre meus escritos poéticos e minha alma sertaneja/nordestina. Seus comentários são lindos poemas de delicadeza e sinceridade.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário