Pesquisar Este Blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Maciel Melo: Eterno "Caboclo Sonhador"
-------------------------------------------------------

Breve Comentário Sobre O Caboclo Sonhador Maciel Melo
------------------------------------------------------------------------------

Desde o distante trilhar, no “Desafio das Léguas”, que o “Caboclo Sonhador” Maciel Melo vem montado no seu cavalo de versos e canções, rompendo a caatinga da anti-cultura, em busca de mostrar seus cantos e cantigas, dizendo “Sim e não a Reis e Rainhas”, e entoando a voz “Que Nem Vem-Vem” para os quatros cantos do Brasil.
Violeiro de primeira linha e portador de uma voz belíssima, o cantador pajeusense da poética princesa Iguaraci, louva “O veio d’água do Rio Pajeú”, o lendário feiticeiro da poesia e dos cantos, quando junto com seu violão universaliza a sua aldeia através de uma poética telúrica e comprometida com as raízes profundas da identidade sertaneja. Com o “Coração tão Sertanejo”, Maciel Melo vem abrindo “Alas para um novo Cantador” e nos mostrando através do seu canto universal a grandeza de um povo que não ficou tão órfão com a partida do “Rei do Baião”. O “Caboclo Sonhador” Maciel Melo trilha muito bem sobre as diversas formas de compor e cantar o Sertão nordestino. No seu trabalho encontramos o que se chama de erudito, de toada, de cantiga ou de herança trovadoresca, onde sua voz e seu violão de forma plangente ou não, nos mostra o Sertão com profundidade melódica e poética, onde “A barra-do-dia-a-dia” mostra a aurora de um cantador que tanto canta a dor crepuscular da vida sertaneja, como canta as auroras do Sertão na sua forma mais bela e encantadora. O cantador/menino que tem veios d’água do rio Pajeú nos seus dedos e coração sertanejo criou de forma muito peculiar o jeito de tocar o baião no violão, inventando uma batida inovadora, como fez João Gilberto através da Bossa Nova. Além de ser um trovador/erudito, o cantador do Pajeú é um dos maiores cantores e compositores no universo do Baião, Xote e demais ritmos da música que imortalizou o saudoso Luiz Gonzaga.
Ouvir as melodias telúricas do “Caboclo Sonhador” Maciel Melo nos remete as noites de São João, quando as “Damas de Ouro”, com seus vestidos de chita, multicores, enfeitavam as festas juninas, repletas de candura e inocência sertaneja. Caminhar “Na poeira e na estrada” dos xotes do cantador de Iguaraci é possível encontrar o amigo/cantador jogando luzes na escuridão das almas aflitas pelo mundo do desamor. Ao penetrar no profundo “Coração tão Sertanejo” da tropeiro/cantador percebe-se as “Marias da Labuta” do imenso mosaico/humano sertanejo, que como o "umbuzeiro elomariano", resiste às enchentes das dificuldades da vida, para cuidar da prole e do árduo trabalho camponês. A música de Maciel Melo é um trato puro e fino para falar do povo da sua aldeia sertaneja, que como os povos do mundo inteiro, sofrem as mesmas vicissitudes e alegrias dos que habitam o planeta terra. O Vate do Pajeú não inventa música, ele se faz cronista e cantador peregrino com sua viola e um “Coração tão Sertanejo”, sempre levando seus cantos e versos, “desfilando nas avenidas” do mundo, “num Forrofiado tão da bexiga de bom”.
Gilmar Leite
----------------
Caboclo Sonhador
-------------------------
Música e letra de Maciel Melo
------------------------------
Sou um caboclo sonhador
Meu senhor, viu
Não queira mudar meu verso
Se é assim não tem conversa
Meu regresso para o brejo
Diminui a minha reza
Coração tão sertanejo
Vejam como anda plangente o meu olhar
Mergulhado nos becos do meu passado
Perdido no imensidão desse lugar
Ao lembrar-me das bravuras de neném
Perguntar-me a todo instante por Bahia
Mega e Quinha, como vão, tá tudo bem ?
Meu canto é tanto, quanta canta o sabiá
Sou devoto de padim Ciço Romão
Sou tiete do nosso rei do cangaço
Em meu regaço, fulminado em pensamentos
Em meu rebento, sedento eu quero chegar
Deixem que eu cante cantigo de ninar
Abram alas para um novo cantador
Deixem meu verso passar no avenida
Num forrofiado tão da bexiga de bom.

5 comentários:

  1. Riquíssima, e justa, homenagem a esse artista e poeta completo!
    O texto remetendo-se aos títulos das canções ficou maravilhoso...Deu toda uma sonoridade e imagem diferente na escrita.
    Parabéns ao "Caboclo Sonhador" por consolidar nossa história, não ter se rendido a massificação do "forró estilizado" e por divulgar de forma tão maneira nossa região...Além de contribuir para com o seu trabalho, Gilmar, através da amizade e irmandande que existe entre vocês.
    Beijos poéticos.
    Rachel Rabelo.

    ResponderExcluir
  2. Eita diabo home! tu falou foi bonito, fiquei toda "arrupiada"

    Adoro a música "Caboclo Sonhador"
    Parabéns ao Maciel Melo e a você Gilmar por está sempre prestigiando nossa gente.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários bonitos e sinceros sobre os meus escritos. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais eu ando mais vejo estradas...

    Primo véi tá com a mulésta, foi para São José do Egito e ficou mais inspirado. Arretado de bom. Valeu. Divulgarei.

    Rui Sousa
    Caruaru

    ResponderExcluir
  5. Arrudiei os meus versos, num canto de beija fulor, ja depositei na vida uns motes pro meu amor,ja desfiz minhas cantigas ja provei em doze vidas, sou um Caboclo Sonhador.

    Eita pueta arretado trovador deste sertão grandão chamado BRASIL, Um forte abraço meu amigo, e quatro leguas de bençãos no teu viver.

    Carlos Silva - de Aporá Bahia, pros cinco cantos desse mundaréu.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário