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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


A imagem acima é da capa (feita por Galvão Filho) da minha Dissertação de Mestrado que defendi em fevereiro, desse ano (2010), junto ao Program de Pós-Gradução em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal). É uma pesquisa em Filosofia, Literatura e Educação. Atualmente, faço doutorado, onde estou pesquisando o Sertão, tendo os mesmos pilares como base para construção de Tese. Logo abaixo tem o Resumo da Dissertação de Mestrado. Prentendo publicá-la em forma de livro.

RESUMO


Nessa pesquisa, refletimos sobre Corpo e Poesia: para uma Educação dos sentidos. O trabalho tem como objetivo a busca da compreensão do entrelaçamento corpo e poesia, para uma educação dos sentidos, a partir da experiência do Ser no mundo. Nesse propósito, busca-se entender a criação poética como a transubstanciação corpórea por meio dos sentidos que se realiza na expressão criativa e se manifesta na linguagem do corpo, abrindo caminhos para uma educação vivenciada na experiência estética. Para compreendermos o processo da criação poética, recorremos ao método fenomenológico do mundo vivido da filosofia de Merleau-Ponty, sempre abrindo florestas de questionamentos e germinando novas dúvidas para a busca de outras compreensões sobre Poesia, Corpo e Educação. Esses três fenômenos foram investigados por meio de uma reflexão sobre a minha própria trajetória de vida como poeta e professor de Educação Física; identificação e analise de poetas/declamadores; experiências sensíveis vivenciadas nas Oficinas de Poesias, realizadas em sete escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte e no dialogo permanente com as obras de Merleau-Ponty, Severino Antonio, Paul Zumthor, Petrucia Nóbrega, entre outros autores. A fenomenologia e as fontes investigadas nos permitiram concluir que a criação poética não é produto de uma inspiração divina, de um espírito vindo de alhures, nem hereditária, mas cria-se poesia a partir de um dialogo entre o poeta e o mundo orgânico e cultural, revelando, a cada experiência vivida, um novo mundo de sentidos e significados. Foi possível compreendermos a linguagem poética como uma manifestação sinestésica e performática que ontologicamente se revela e se oculta a cada experiência, trazendo novas claridades expressivas do Ser no mundo. A pesquisa nos revelou que a poesia como uma experiência sensível do estado poético possibilita a construção de um conhecimento sensível, alegre e lúdico para uma educação dos sentidos.

5 comentários:

  1. Poeta, tendo a consciência da importância das pesquisas, no mundo acadêmico, ressalto a valiosa contribuição que vem dando com seus estudos e projetos. É uma honra ter o conhecimento, real e pessoal, de tão belo trabalho, através de deleites nas leituras, que este vem construindo no campo inovador de tudo descrito e exposto acima. Tenho a certeza plena dos doces frutos a serem colhidos após a publicação desse derrame harmônico, filosófico, educacional, corporal e poético.
    Parabéns pela iniciativa no estudo em algo tão inovador!
    Beijos poéticos,
    Rachel Rabelo.

    ps.:"A poesia está mais próxima da filosofia do que da história, já que esta nunca se dirige ao universal!" - (Aristóteles)

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  2. Poeta, inicialmente, cumprimento-o por ter disponibilizado - a um público maior - o resumo do seu ineressante trabalho científico, que tenta estabelecer relações entre 'coisas', até então, vistas (e estudadas) separadamente. Mostra, também, outra 'coisa' curiosa: a gênese do proceso da criação poética. Cumprimento, igualmente, o multiartista Galvão Filho, pela belíssima capa. Um abraço. Zé Rego.

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  3. Esse blog ganhou uma indicação na blogosfera, confira no blog: http://pasargadabr.blogspot.com/2010/12/made-in-contos-de-nise.html

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  4. Amigo Gilmar! Parabéns

    Um forte abraço,
    Alcina Viana

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